quarta-feira, 6 de março de 2013

Chorão: uma grande perda.






Galera, esse é um dos posts mais tristes que já escrevi na vida...
Como todo mundo já deve saber, o Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr. faleceu nesta madrugada.
O que eu vou escrever agora não é um texto informativo sobre a morte desse cara incrível que foi muito importante para a música nacional, mas uma homenagem de uma fã que conhece o trabalho dele há anos.

O Charlie Brown Jr. foi a primeira banda de rock que eu ouvi, curti e virei fã. Foi deles o primeiro videoclipe que assisti, aos 11 anos, com a música "Papo Reto" na MTV. De uma forma ou de outra, escolhi minha carreira profissional com a ajuda desses caras, pois meu primeiro contato com um vídeo ilustrando uma música foi deles, e só estou fazendo Rádio e TV porque quero trabalhar nessa área.
Músicas cheias de palavrões, bordões, protestos e amor: é disso que o Chorão vivia. Inquieto com o mundo em que vivemos, ele compunha suas letras de coração aberto, tentado ser ele a mudança que queria ver nesse mundão louco que vivemos.
Além da música, o cara mandava muito no Skate, uma de suas grandes paixões na vida. Ajudou muito a galera desse cenário underground,um cara de um coração sem tamanho. 

Suas letras me tocaram desde sempre, com protestos que tentavam trazer a juventude para a realidade, mostrar as dificuldades de ser um adulto nesse Brasil, de ser julgado pela sociedade imperialista, de se lutar pelo que ama e principalmente de ser um jovem e querer expressar suas vontades e opiniões.
Chorão esteve comigo por muitos anos. Durante minha adolescência, suas letras me consolavam, entravam nos meus ouvidos de uma forma penetrante, maravilhosa e me fazia pensar sobre a vida, sobre as diferentes pessoas, sobre o que faz uma pessoa ser o que é, sobre o caráter. 
Um dos melhores shows que fui foi o dele. Halfs de skate, agitação, empolgação e palavrões estavam em toda parte, nos fazendo pular e cantar numa só voz, e arrepiar o corpo todo naquele momento intenso, naquela maré de gente. Imagina para ele ver tantas bocas cantando uma música que ele escreveu. Orgulho.
Alegria, felicidade, humildade, força: esse era o Chorão! Sempre quis conhecê-lo, mas agora já não há mais tempo.

A rádio Jovem Pan fez uma promoção anos atrás para ouvintes escreverem o por que deveriam ganhar a promoção para conhecer o CBJR e assistir à gravação do Acústico MTV. Eu ganhei essa promoção, mas não pude ir ao show, não pude presenciar esse mito cantando na minha frente, não pude conversar com ele nem sequer tirar uma simples foto. Eu tinha 11 anos, não tinha a cabeça que tenho hoje, não entendia tão bem as letras, mas seria uma honra sem igual conhecer essa peça rara.

Hoje peguei meu CD Acústico MTV e vim escutando até chegar ao trabalho. Vim arrepiada o caminho inteiro, sentindo que aquela pessoa fazia o que fazia com a força da alma, com todo amor que existia nessa Terra. Dedicação, devoção à música, aos fãs. Cara, você vai fazer um falta do caramba, tanto como pessoa quanto como profissional. Vai em paz, e faz todo mundo aí em cima vibrar na sua vibe positiva! 


LUTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário